A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.
O Câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, matando no Brasil um homem a cada 38 minutos, de acordo com os dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer).
Sintomas:
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e, quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada.
Os sintomas mais comum incluem:
• Dores ao urinar;
• Vontade de urinar com frequência;
• Presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
Fatores de risco:
• Histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
• Etnia: homens afrodescendentes sofrem maior incidência deste tipo de câncer, porém isto não exclui outras etnias de apresentarem a doença;
• Hábitos alimentares ruins e obesidade;
• Idade: a chance de ter a doença aumenta rapidamente após os 50 anos de idade.
Prevenção e tratamento:
A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal.
Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias.
A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida.
Em caso de sintomas, consulte sempre um médico!
Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/novembro-azul-mes-mundial-de-combate-ao-cancer-de-prostata/