O Dia Nacional de Combate ao Fumo tem como objetivo reforçar as ações nacionais de conscientização sobre os danos sociais, de saúde, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.
Em 2021, o INCA (Instituto Nacional de Combate ao Fumo) dá continuidade à campanha Comprometa-se a parar de fumar, iniciada em 31 de maio – Dia Mundial sem Tabaco.
Parar de fumar é uma grande decisão! Acredite que é possível largar o vício em tabaco e aumentar a sua expectativa de vida!
Aqui no Grupo Mast temos uma história de sucesso de luta contra o tabaco! Leia abaixo o depoimento do Sidney, nosso Coordenador de Segurança do Trabalho que há 15 anos se livrou do tabaco e prova que, apesar de difícil, não é impossível se livrar do vício:
“Parar de fumar realmente não é algo muito fácil. Pelo contrário! Paradoxalmente, o cigarro traz sensações “positivas”. Tem efeito relaxante, serve de inibidor de apetite, gosto, além de outras “vantagens” (muletas), nas quais os fumantes literalmente costumam se apoiar. Na maioria das vezes, está associado a outros hábitos, vícios e crendices, tais como: o consumo de café e de bebidas alcoólicas, meio de inclusão social (especialmente em grupos jovens), visibilidade, notoriedade e até sensualidade.
Os últimos exemplos eram mais marcantes antigamente. Era considerado hábito garboso, elegante, viril e até mesmo sensual. Tenho certeza de que já reparou isto em filmes e ações publicitárias antigas.
No meu caso, a decisão de parar de fumar foi impulsionada por 02 (dois) principais motivos: a dependência e o esporte.
Dependência: Sempre achei que dominava o cigarro, mas apesar de isto funcionar bem nos primeiros anos, com o passar do tempo o jogo virou e eu não conseguia mais ficar sem fumar. Chegou a um ponto que não fumava apenas as marcas que eu gostava, mas quando não as tinha em mãos, fumava até aquelas que eu achava ruins.
Esporte: O efeito de fumar muito por vários anos chegou a prejudicar meu rendimento na prática de esportes, o que ficou visível na sensação de grande cansaço que eu tinha. Daí coloquei na balança: “Ou o vício ou o esporte!”.
Como parei de fumar: Eu me recusava admitir que era um dependente, e isto foi um fator a mais a superar! Ter que parar de fumar e não conseguir era inaceitável para mim! Como algo tão pequeno (um cigarro) conseguia me vencer? Daí, em 14/04/2006, uma sexta-feira da Paixão de Cristo, acordei e eu vi que tinha apenas dois cigarros. Então pedi em oração a Deus que ao acabar os 02 (dois) cigarros, Ele me ajudasse a não acender o próximo cigarro!
E assim aconteceu e permanece até hoje! Em agradecimento eu pago uma promessa que me comprometi a cumprir até a fim da minha vida!“
Sidney Sousa – Coordenação em Segurança do Trabalho.
Para de fumar e comece a se curar!
Se você deseja parar de fumar, acredite que é possível! Assim como o Sidney, milhares de pessoas buscam meios para parar de fumar, todos os dias.
Apesar da pandemia, cerca de 68 mil tabagistas procuraram atendimento no SUS no início de 2020, conforme informação do INCA.
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento gratuito para quem deseja parar de fumar.
Para saber quais unidades de saúde oferecem o tratamento, a população pode obter a informação em qualquer um dos postos de saúde disponibilizados no Brasil ou na Secretaria de Saúde do município.
Outras informações ainda podem ser consultadas na Coordenação de Controle do Tabagismo da Secretaria Estadual de Saúde ou, via telefone, no Disque Saúde 136.

Assista ao vídeo informativo do nosso Médico especialista Dr. Demétrius Arçari sobre os malefícios do Tabaco.
Fonte das informações: https://www.inca.gov.br/campanhas/dia-nacional-de-combate-ao-fumo/2021/melhor-escolha-e-nao-fumar