Ter metas é essencial na vida do ser humano, mas buscar a motivação para cumpri-las é ainda mais importante. É fundamental que as pessoas olhem para si mesmas com muito cuidado e carinho. Principalmente em um período em que tanto se fala sobre empatia.
Com a chegada do novo ano estabeleça metas diárias tangíveis:
• Tenha um horário para acordar, dormir, trabalhar;
• Foque em uma alimentação balanceada;
• Crie a rotina para a prática de atividade física;
• Reserve pelo menos 30 minutos do dia para cuidar de você;
• Retome seus exames de rotina;
• Se proteja (vacine-se, continue utilizando álcool em gel e máscaras).
Estas metas podem ser a chave do sucesso, pois hábitos e atitudes saudáveis são muito bem-vindos ao nosso corpo e mente. Neste momento é fundamental dar atenção a nossa saúde mental pois a pergunta que resta é: Quando tudo isso passar, quais terão sido os danos?
É muito importante que as pessoas entendam que não há problema em procurar ajuda, se necessário. As pessoas reagem de maneira diferente a situações estressantes. Como cada um respondeu à pandemia pode depender de sua formação, da sua história de vida, das suas características particulares e da comunidade em que vive.
O aumento dos sintomas psíquicos e dos transtornos mentais durante a pandemia ocorreram por diversas causas. Dentre elas, pode-se destacar a ação direta do vírus da Covid-19 no sistema nervoso central, as experiências traumáticas associadas à infeção ou à morte de pessoas próximas, o estresse induzido pela mudança na rotina devido às medidas de distanciamento social ou pelas consequências econômicas, na rotina de trabalho ou nas relações afetivas.
Aceite o momento presente, mas lembre-se de que vai passar.
Feliz ANO NOVO!
Fontes: https://www.mundorh.com.br/as-metas-para-2021-e-os-cuidados-com-a-saude-mental/
https://bvsms.saude.gov.br/saude-mental-e-a-pandemia-de-covid-19