“Doenças autoimunes” é um termo genérico utilizado para designar um grupo de doenças onde o sistema imunológico ataca o próprio corpo.
Sendo assim, o sistema imunológico – responsável por defender o organismo – passa a acreditar que as proteínas de algumas células são invasoras e envia células de defesa para isolá-las e atacá-las, destruindo estruturas e causando diferentes sintomas nos pacientes. É como se o sistema imunológico deixasse de operar da forma correta.
De modo geral, as doenças autoimunes são mais comuns no sexo feminino e ainda não é possível indicar uma causa específica.
As doenças autoimunes costumam ser separadas em duas categorias diferentes: doenças sistêmicas e síndromes locais. Nas doenças sistêmicas, devido à atuação do sistema imunológico, vários órgãos diferentes ou até mesmo todo o organismo do paciente é afetado de alguma forma, diferente das síndromes locais que tem um órgão ou predileção específica.
Entre as mais conhecidas e mais comuns doenças autoimunes, estão:
• Artrite reumatoide;
• Lúpus eritematoso sistêmico;
• Tireoidite de Hashimoto;
• Diabetes mellitus tipo 1;
• Doença de Graves.
Entretanto, existem muitas outras mais raras como: a síndrome de Sjögren, a Esclerose Múltipla e a Esclerose Sistêmica Progressiva.
Sintomas:
Cansaço, perda ou aumento súbitos de peso, mal-estar, dores fortes e localizadas, por exemplo, são alguns dos sintomas mais comuns relatados por pacientes que possuem doenças autoimunes.
Prevenção:
É importante fazer acompanhamento médico com frequência e seguir um estilo de vida saudável.
Fonte:
https://www.rededorsaoluiz.com.br/doencas/doenca-auto-imune
https://www.santapaula.com.br/blog/doencas-autoimunes-quais-sao-e-os-cuidados-necessarios/