A hanseníase, antigamente conhecida como lepra, é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Mycobacterium lepraeou bacilo de Hansen. A infecção por hanseníase pode acometer pessoas de ambos os sexos e de qualquer idade. Entretanto, é necessário um longo período de exposição à bactéria, sendo que apenas uma pequena parcela da população infectada realmente adoece.
Como a Hanseníase é transmitida?
A transmissão ocorre de uma pessoa contaminada para uma pessoas suscetível, pelas vias aéreas superiores (mucosa nasal e orofaringe), por meio de contato próximo e prolongado.
A hanseníase apresenta longo período de incubação, que é o tempo em que os sinais e sintomas se manifestam desde a infecção, durando em média de 2 a 7 anos.
Sinais e sintomas
• Lesões ou manchas e/ou áreas da pele com alteração da sensibilidade ao calor e frio e/ou à dor e ao tato;
• Comprometimento dos nervos periféricos, geralmente engrossamento, associado a alterações sensitivas e/ou motoras e/ou autonômicas;
• Áreas com diminuição dos pelos e do suor;
• Áreas do corpo com sensação de formigamento e/ou fisgadas;
• Diminuição e/ou ausência da força muscular na face, mãos e pés;
• Caroços (nódulos) no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos.
Diagnóstico
É essencialmente clínico e epidemiológico, realizado por meio do exame geral e dermatoneurólogico para identificar lesões ou áreas de pele com alteração de sensibilidade e/ou comprometimento de nervos periféricos, com alterações sensitivas e/ou motoras e/ou autonômicas.
Tratamento
A doença tem cura, mas, se não tratada, pode deixar sequelas como incapacidades/deformidades. As mãos podem apresentar com garras ou ferimentos; os olhos podem não fechar; pode haver queda dos cílios; o nariz pode “desabar”; pode ter rugas acentuadas; as orelhas podem estar modificadas; as sobrancelhas podem parcialmente desaparecerem; o pé pode ficar paralisado e com lesões tipo ulceras (feridas), recorrentes.
Fonte: https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/hanseniase/9/ | https://antigo.saude.gov.br/saude-de-a-z/hanseniase | https://www.sbmfc.org.br/hanseniase