Antes mesmo do isolamento da pandemia, estudos já apontavam para o fato de que a solidão e o isolamento social eram os causadores de mortes “evitáveis” decorrentes do suicídio. O Dr. John Cacioppo, pesquisador e professor na Universidade de Chicago, já havia popularizado a ideia de que a solidão prolongada pode ser tão tóxica para a saúde quanto o tabagismo ou a obesidade.
A solidão e as conexões sociais
A natureza humana é primordialmente social. Todos precisamos de outras pessoas, quer seja para ajudar, quer seja para ser ajudado, ou somente para trocar, para simplesmente estar junto. Precisamos pertencer: a algum grupo, a uma família, a uma instituição.
As conexões amorosas
O amor romântico pode atuar como um superpoder para fazer a saúde prosperar. Ele, em geral, nos leva a uma sensação de calma e contentamento contínuos, ativando áreas do cérebro, desencadeando não apenas emoções básicas, mas também funções cognitivas mais complexas.
Mas o amor também pode ser concebido de uma maneira holística, incluindo, além de um parceiro amoroso, um círculo de amigos próximos, pessoas da família, colegas de trabalho ou torcedores do time querido de futebol, por exemplo.
Sociabilidade e saúde mental
Quando pensamos em saúde mental, precisamos avaliar como funciona o ser humano socialmente.
Segundo o Dr. Henrique Bottura, diretor clínico do Instituto de Psiquiatria Paulista: “Não há como se pensar em saúde mental sem considerar a relação do indivíduo com as outras pessoas. As relações podem ser frutos das coisas mais incríveis e maravilhosas da vida, assim como levar às maiores consequências e dificuldades que se vive. As relações podem ser causadoras ou a cura de doenças e problemas.”
Portanto, trabalhar um indivíduo na sua capacidade de se relacionar com o outro, desde a comunicação, a interação, a conexão, faz parte de um plano de tratamento de quadros de transtorno mental. A interação social é o pilar básico da natureza humana, da existência das pessoas. Este pilar deve ser cultivado e cuidado, pois assim cuidaremos da nossa saúde mental.
Cuide bem das suas conexões humanas e da sua saúde mental.
Fontes: Instituto de Psiquiatria Paulista. Parceiro Grupo Mast Saúde Mental:
https://psiquiatriapaulista.com.br/as-conexoes-humanas-preservam-nossa-saude-mental/