Criado no início da década de 90 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, o Outubro Rosa é hoje um movimento mundial celebrado anualmente, com o objetivo de promover a conscientização sobre o câncer de mama; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, formando um tumor com potencial de invadir outros órgãos. A maioria dos casos, quando tratados adequadamente e em tempo oportuno, apresentam bom prognóstico.
Sinais de alerta:
O sintoma mais comum do câncer de mama é o aparecimento de nódulo, mas podem surgir linfonodos palpáveis na axila. Outros sinais são:
• Alteração assimétricas nas mamas;
• Desvio ou inversão do mamilo;
• Alteração na cor do mamilo;
• Vermelhidão na mama ou no mamilo;
• Aparecimento de secreção avermelhada ou rosada;
O autoexame realizado pela mulher ajuda no conhecimento do próprio corpo, entretanto, esse exame não substitui o exame clínico das mamas. Caso a mulher observe alguma alteração deve procurar imediatamente um médico para solicitar exames.
Toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve realizar o exame clínico das mamas anualmente, além disso, toda mulher, entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos.
Para mais informações, consulte a cartilha desenvolvida pelo INCA: Câncer de mama, vamos falar sobre isso? Clique aqui.
Fontes: https://www.inca.gov.br/assuntos/outubro-rosa | http://www.outubrorosa.org.br/