Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a dieta ruim provoca morte de um a cada cinco adultos no mundo. A própria OMS faz uma alerta importante sobre o sal, informa que a maioria dos consumidores ingere, diariamente, o dobro dos 5 gramas de sal recomendados. A quantidade eleva o risco de doenças cardíacas e derrames, que matam cerca de 3 milhões de pessoas por ano.
Seguir uma boa dieta significa ter um estilo de vida nutricional que promove a saúde e a qualidade de vida. Por fim uma alimentação saudável pode proteger o corpo contra várias doenças, em especial as doenças crônicas não transmissíveis tais como a diabetes ou hipertensão.
O problema está que nem sempre sabemos se estamos comendo com variedade, moderação e equilíbrio. Para tornar isso mais simples, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos criou a Pirâmide dos Alimentos, um instrumento educativo que pode ser facilmente usado pela população. A pirâmide mostra o que devemos comer no dia-a-dia. Não é uma prescrição rígida, mas um guia geral que nos permite escolher uma dieta saudável e conveniente, que garanta todos os nutrientes necessários para o nossa saúde e bem-estar. A pirâmide original foi baseada nas necessidades energéticas e nutritivas de indivíduos adultos. E não se esqueça a água é essencial na nossa alimentação, mas não é um alimento. Por isso, não está incluída nos grupos da Pirâmide de Alimentos.
Além da pirâmide alimentar segue outras dicas:
➜ Variar não apenas o tipo de frutas e verduras, mas também as cores (presença de diferentes tipos de micronutrientes).
➜ Comer moderadamente alimentos gordurosos, frituras, doces e sal.
➜ Evitar bebida alcóolica.
Cuidado com o que você come! Escolha bem e leve saúde para dentro de casa
Embutidos e defumados: são ricos em sais e gorduras podem induzir doenças no trato gastrointestinal se consumidos em excesso;
Corantes sintéticos: São normalmente encontrados em alimentos com pigmento forte industrializado como balas e sucos em pó que podem causar alergias.
Frituras em óleo: o óleo oxidado usado em frituras e ruim para nosso organismo aumentando muito o risco de distúrbios cardiovasculares;
Macarrão instantâneo: É um alimento que já vem industrializado pré frito, rico em sal e gorduras e calorias e com baixa ingesta de nutrientes. São famosos por serem uma opção barata e rápida, porém pouco saudável.
Balas e Doces: Ricos em gorduras, aumentam o ganho de peso e são calorias na sua maioria sem nutrientes, além de favorecer o desenvolvimento de cáries.
Gordura visível em carnes de origem animal: Mesmo sabendo a delícia que é um torresmo ou aquela gordurinha da picanha, ou a pele crocante do frango, todas trazem prejuízos para a saúde. É melhor investir em carnes magras como filé de frango ou peixes e sempre tirar aquelas gordurinhas visíveis.
Com as dicas acima e seguindo as orientações de profissionais, você terá uma alimentação adequada para manter a boa saúde.
Assista o Webinar Saúde 360° do Grupo Mast no Youtube.