Você sabia que 21 de março é Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial?
O dia 21 de março é uma data para reflexão sobre a discriminação racial. O dia é lembrado desde 1960 quando em Joanesburgo, África do Sul, 69 pessoas foram mortas e 186 feridas quando protestavam contra uma lei (Lei do Passe) que obrigava os negros a portar um cartão que continha os horários e locais onde poderiam circular. A resposta à manifestação pacífica foi um massacre.
Em memória a este massacre, a ONU instituiu o dia 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. Precisamos nos aproximar de uma cultura de tolerância, igualdade e contra o preconceito racial e a intolerância.
No mundo ainda falta muito para se fazer. É necessário continuar essa luta porque o racismo é uma ideologia que estabelece a crença na existência biológica de raças, conceito que a Ciência vem, há muitos anos, rejeitando. E, por outra parte, o racismo acredita que essas raças têm determinados comportamentos, formas de atuar e pensar, além de características psicossociais específicas, o que também é falso. Desta forma, o racista determina que o branco tem qualidades e condições positivas – belo, inteligente e trabalhador -, enquanto o negro, indígenas e asiáticos têm características negativas. Essa ideologia, na África do Sul, chegou ao seu máximo, com atitudes absurdas. E hoje, embora o regime do Apartheid já não exista, a ideologia segue viva, infelizmente, e adaptando-se a nova situações no mundo. É um mal que precisa de um grande esforço para ser eliminado.
Para termos uma sociedade realmente livre de preconceito racial, é preciso o esforço de todos, não somente dos negros, que são atingidos diretamente. O racismo transforma a sociedade, como um todo, em uma sociedade injusta. Uma sociedade, para ser verdadeiramente democrática, tem que garantir o avanço, a liberdade e a felicidade de todos os cidadãos. É preciso que todo mundo se envolva na luta contra a discriminação, porque essa discriminação, enganosamente, pode beneficiar determinadas pessoas, porém a sociedade, como um conjunto, se limita. A falta de ascensão da população negra contribui para diminuir o desenvolvimento econômico, o desenvolvimento social e a felicidade coletiva.
Esta luta é para todos…
Fonte: https://portal.ufpa.br/index.php/ultimas-noticias2/12475-dia-internacional-para-a-eliminacao-da-discriminacao-racial-lembra-a-importancia-da-luta-diaria-contra-a-discriminacao
VER TUDO
Você já ouviu falar de Lúpus?
janeiro 31, 2024Você sabe o que é leucemia?
janeiro 31, 2024