A Organização Mundial da Saúde alerta que 80% da população já teve ou terá dor na coluna em algum momento da vida.
A dor lombar é a segunda maior causa de ida dos pacientes aos consultórios médicos; só perde para a dor de cabeça.
É preciso estar atento a sinais de alerta, uma má postura pode influenciar negativamente a coluna. No início, a sobrecarga pode causar dores musculares, levando a um desgaste prematuro, causando hérnias de disco, artroses, discopatia e outros problemas como dor crônica e alterações de força e sensibilidade na perna, por exemplo.
A lombalgia não é considerada uma doença, mas um sintoma proveniente de um estilo de vida com má postura. De acordo com o grau do problema, pode acarretar até o afastamento do trabalho e das atividades da vida pessoal.
Por isso, mantenha uma boa postura para evitar problemas que podem se agravar com o tempo.
Dicas para evitar dores!
– Pratique atividades físicas regular. Faça a atividade que lhe der prazer e atenção a posição do corpo para executar esta atividade.
– Mantenha o peso adequado, isso contribui para uma vida mais saudável.
– Atenção a uma posição correta durante as atividades do dia a dia como se deitar (dormir), sentar-se ou ficar em pé, isto contribuirá para evitar dores ou lesões.
E você sabia que por estar ligada a todas as terminações nervosas do corpo, os problemas na coluna vertebral podem causar dores e incômodos em órgãos não diretamente ligados a ela ou inversamente, doenças em outras partes do corpo podem causar dores na coluna. Essas dores podem ser erroneamente diagnosticadas e demorar muito tempo para ser sanadas.
Por este e outros motivos, é importante conhecer e estar atentos a anatomia da coluna e sua ligação com outros órgãos.
Cuide do seu corpo!
Assista o Webinar Saúde 360° do Grupo Mast no Youtube.