O dia mundial de higiene das mãos, comemorado todos os anos em 5 de maio, mobiliza pessoas em todo o mundo com o propósito de aumentar a adesão à higiene das mãos nos serviços de saúde, protegendo assim, tanto os pacientes quanto os profissionais de saúde contra as infecções.
A higiene das mãos (com preparação alcoólica 70% ou sabonete líquido e água) é uma das ações mais eficazes para redução da transmissão de microrganismos causadores de doenças infecciosas, incluindo a COVID-19. Assim, tanto os profissionais de saúde quanto a comunidade, por meio de uma medida simples como esta, podem desempenhar um importante papel na prevenção destas infecções.
A preocupação com a prevenção da infecção deve ser reforçada nos serviços de saúde, sendo fundamental a prática da higiene das mãos em todos os processos de cuidados, tais como inserção de dispositivos invasivos, manipulação da ferida cirúrgica, entre outros.
Conheça os principais tipos de procedimento para higienização das mãos:
• Higiene simples: Quando usamos água corrente e sabonete líquido comum para lavar as mãos;
• Higiene Antisséptica: Consiste no uso de água corrente e sabonete líquido antisséptico (também chamado de antisséptico degermante);
• Fricção Antisséptica das mãos: Usamos uma preparação alcoólica própria para higiene das mãos sob as formas gel, espuma e outras (na concentração final mínima de 70%) ou sob a forma líquida (na concentração final entre 60% a 80%).
Fonte:
https://www.saude.pr.gov.br/Noticia/5-de-maio-Dia-Mundial-de-Higienizacao-das-Maos
http://www.vigilanciasanitaria.sc.gov.br/index.php/sample-sites-2/131-noticias/noticias-2016/763-05-de-maio-dia-mundial-de-higiene-das-maos