Desde o ano de 1992, o dia 10 de outubro foi instituído pela Federação Mundial de Saúde Mental como o Dia Mundial da Saúde Mental para alertar sobre a importância dos cuidados com esta área tão importante da Saúde.
A depressão, por exemplo, é uma das doenças mais incapacitantes do mundo, sendo uma das maiores causas de afastamento dos trabalhadores no Brasil e também apresenta relação direta com o aumento do risco de suicídio.
Neste dia Mundial da Saúde Mental, veja aqui como 6 hábitos podem lhe ajudar a levar uma vida mais saudável e com a mente mais feliz:
- Cultive bons pensamentos
Otimismo ou saber focar no lado bom das coisas é um exercício que, além de proporcionar alívio aos pensamentos estressantes, traz resiliência mental. Esse exercício acaba construindo um hábito natural e nos torna mais aptos a superarmos e crescermos com as dificuldades. Mesmo assim, nem sempre é fácil manter essa atitude frente às adversidades. Por isso, é importante saber que você pode contar com a ajuda de um profissional para ver o mundo com outra ótica.
2. Pratique atenção plena – Mindfulness
Há muitas evidências científicas que comprovam que praticar a atenção plena ou meditar todos os dias traz benefícios para nossa cognição e estado emocional.
Atenção plena ou Mindfulness é a prática de se concentrar na ação presente, sem julgamento ou juízo de valor do que se faz. Existem diversos métodos de praticar a atenção plena, o importante é que você quebre os comportamentos e pensamentos automáticos ao longo do dia que podem se acumular, gerando ansiedade e confusão mental.
3. Filtre melhor as redes sociais
As redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter, não são a melhor forma de cativar amizades e manter o contato. As pessoas reservam os melhores momentos de sua vida para serem compartilhadas nas redes sociais, e convenhamos que ficar vendo fotos de seus amigos no Caribe quando você está trabalhando muito para pagar as contas pode não ser muito saudável nesse momento. Por isso, se você se sente ansioso e costuma se colocar para baixo, busque não acessar essas mídias tantas vezes ao dia e filtrar o conteúdo que aparece para você.
4. Priorize o sono
A falta de sono ou noites mal dormidas podem gerar indisposição, mau humor, mente inquieta, prejudicar nosso raciocínio lógico e baixar a imunidade. O ideal é dormir regularmente de 7 a 8 horas por dia, podendo esse número variar para algumas pessoas e nos extremos de idade.
5. Pratique atividades físicas
Priorizar a atividade física na sua rotina é fundamental para a sua saúde como um todo. As evidências científicas mais recentes e de melhor qualidade apontam o exercício físico como primeira linha de tratamento para ansiedade, depressões leves, dores crônicas, transtorno pré-menstrual e muitas outras condições clínicas. Colocar corpo e mente em sintonia é fundamental para sua saúde mental, além de que o exercício pode lhe proporcionar amizades e aumento do amor próprio.
6. Não tenha medo de pedir ajuda
Reconhecer os próprios limites exige maturidade e coragem. Não tenha medo de conversar com alguém quando não estiver se sentindo bem. Afinal, todos temos problemas e motivos de sofrimento psíquico. Compartilhar nossas dificuldades é o primeiro passo para prevenir prejuízos à nossa saúde mental. .
Fonte: Leia o artigo completo do Parceiro Mast Saúde Mental: http://psiquiatriapaulista.com.br/habitos-melhorar-saude-mental/