Em 24 de maio de 1882, o médico Robert Koch descobriu a bactéria causadora da Tuberculose, o que permitiu diagnosticar a doença. Nesta data, comemora-se o Dia Mundial da Tuberculose, com o objetivo de conscientizar sobre as terríveis consequências sociais, econômicas e de saúde que a doença causa.
A tuberculose (TB) é uma doença causada pelo Mycobacterium tuberculosis (M.tuberculosis), um bacilo que pode acometer uma série de órgãos e/ou sistema. O Brasil, juntamente com outros 21 países, compõe o foco da Organização Mundial de Saúde (OMS) para controle da TB, uma vez que juntos respondem por 90% dos casos no mundo.
Sintomas:
Tosse persistente, produtiva, podendo ocorrer a presença de sangue nos casos mais prolongados, febre vespertina, sudorese noturna e emagrecimento.
A infecção ocorre a partir da inalação de gotículas contendo bacilos expelidos pela tosse, fala ou espirro de doente com tuberculose ativa.
Transmissão
A transmissibilidade está presente desde os primeiros sintomas respiratórios, cai rapidamente após o início de tratamento efetivo. Quando o paciente não tem história de tratamento anterior nem outros riscos conhecidos de resistência, após 15 dias de tratamento efetivo, o mesmo pode ser considerado não infectante.
Prevenção e tratamento
A vacinação com BCG promove proteção contra as formas graves de TB em crianças de zero à 5 anos. Por isto é recomendada pela OMS, em países com alta prevalência de TB, e deve ser aplicada ao nascer.
Em termos de saúde pública, sabe-se que cerca de 85% das formas pulmonares ocorrem em maiores de 15 anos, e cerca de 15% em menores de 15 anos.
Fontes: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2018/04/882330/tuberculose-guia-rapido.pdf