Você já percebeu que algumas pessoas parecem ter nascido com uma incrível capacidade de superar quaisquer obstáculos, mudanças indesejáveis e tragédias com uma facilidade invejável?
Estas pessoas são chamadas de resilientes!
O que é resiliência?
De acordo com os neurocientistas, essa capacidade de dar a volta por cima e manter-se otimista chama-se resiliência humana, uma habilidade que permite responder, de forma intuitiva, à extrema adversidade ou estresse que se apresentem ao longo da vida.
Como desenvolver a resiliência humana?
Cada um possui uma maneira diferente de lidar com o estresse, assim como há diferentes crenças espirituais e contextos culturais que podem influenciar no desenvolvimento da resiliência humana.
Separamos as melhores dicas para que você se torne uma pessoa resiliente e tenha uma vida melhor:
• Descubra qual é o seu propósito de vida
A sociedade moderna exige que nos dediquemos a coisas relativamente “pequenas” que sugam a nossa energia, como pagar contas, pegar trânsito, limpar a casa, etc. Com isso, muitas pessoas mal encontram tempo para descobrir que cada pessoa nasce com um propósito, imagine encontrar o próprio.
Porém, saber qual é o propósito de vida é como se fosse uma luz no fim do túnel em um momento de adversidade, pois encontramos força e motivação dentro do sentimento de propósito.
• Seja qual for a sua luta, saiba que ela é válida
Você com certeza já se deparou com uma pessoa que falou “Isso não é nada”, não é mesmo? Ainda que alguém tenha desmerecido a sua luta, isso não significa que ela não seja importante, especialmente para você.
Em outras palavras, não menospreze a sua luta para lidar com algo que te estressa muito, só porque outras pessoas acham que não é nada.
• Veja de quais formas você já está sendo resiliente
Faça uma pausa na leitura e reflita sobre as seguintes perguntas:
Quais foram os três momentos mais difíceis de sua vida?
Como você passou por esses momentos?
Veja: Independentemente de quão terríveis foram estes momentos, você passou por todos eles! Portanto, alguma coisa de resiliência humana você já sabe!
• Não fique esperando que a situação se conserte
Pessoas resilientes não são passivas, ou seja, elas não ficam esperando que venha um deus grego libertá-las das adversidades, como era feito nas Tragédias Gregas. Elas pensam “O que posso fazer sobre isso” e, mesmo que leve bastante tempo, preferem acreditar que a solução está nas mãos delas.
• Descubra quais são os seus pontos fortes e use-os
Pessoas resilientes conhecem todos os seus pontos fortes e como usá-los. Pode ser algo relacionado à personalidade, à inteligência, ao bom-humor, etc.
A partir do momento em que descobrir que possui determinada qualidade, pense em como ela vai te ajudar a dar a volta por cima quando algum problema acontecer.
• Não tente fazer tudo sozinho
Saiba a diferença entre ser independente e se isolar. Ter pessoas que se importam contigo é muito importante para superar uma adversidade. Na verdade, buscar apoio é uma das primeiras atitudes que uma pessoa resiliente faz: pode ser um terapeuta, mas também pode ser um amigo, familiar, parceiro, etc.
• Não tenha medo de “dar um tempo”
Mergulhar nos livros, fazer cosplay (se fantasiar de sua personagem favorita), jogar videogame, sair com amigos, tocar instrumentos, etc… Tudo isso são formas de fazer uma pausa mental, algo fundamental quando você está tentando resolver algo que leva um tempo para se conseguir.
Não tenha medo de ficar um tempo se dedicando ao seu hobby, ignorando os seus e-mails e desativando os alertas de seu smartphone.
• Elimine a negatividade de sua vida e de sua cabeça
Para criar uma perspectiva positiva, é preciso, em primeiro lugar, se livrar da negatividade. Focar no negativo faz com que você atraia, justamente, o que você tanto deseja fugir. Além disso, pessoas negativas acabam sugando a nossa energia.
Por isso, desenvolver a resiliência é entender que nem todas as pessoas fazem bem para você e que nem todas querem ser ajudadas.
Viktor Krankl diz:
“Tudo pode ser tirado de um homem, menos uma coisa: a última das liberdades humanas – escolher que atitude tomar em qualquer determinado conjunto de circunstâncias, escolher o próprio caminho. ”
Escolher o próprio futuro é, justamente, desenvolver a resiliência humana, ou seja, ter uma atitude otimista.
Texto adaptado de: Vittude.