O Movimento Maio Amarelo de Conscientização para a redução de acidentes de trânsito nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
Criado pela ONU em maio de 2011, o Movimento nasceu a partir dos estudos da OMS (Organização Mundial da Saúde), que contabilizou três mil vidas perdidas por dia em acidentes de trânsito, sendo este a nona maior causa de mortes no mundo.
O objetivo do Movimento Maio Amarelo é conscientizar a sociedade, empresas, governos e entidades sobre a importância da segurança no trânsito e com isso, salvar milhões de vidas.
Respeito e responsabilidade. Pratique no trânsito.
A década de ações para a Segurança no Trânsito:
A ONU definiu o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”, baseando-se nos estudos da OMS, que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. São três mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas ou a nona maior causa de mortes no mundo. Os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos.
A estimativa era de que 1,9 milhão de pessoas morressem no trânsito em 2020 (passando para a quinta maior causa de mortalidade) e 2,4 milhões, em 2030. Nesse período, entre 20 milhões e 50 milhões de pessoas sobreviverão aos acidentes a cada ano com traumatismos e ferimentos.
A intenção da ONU com a “Década de Ação para a Segurança no Trânsito” foi poupar, por meio de planos nacionais, regionais e mundial, cinco milhões de vidas até 2020.
Balanço da Década de Ações pela Segurança no Trânsito no Brasil
O Observatório Nacional de Segurança (OBSV) Viária publicou o balanço da Década de ações no Brasil. O Brasil é o quarto país com mais mortes no trânsito, segundo dados da OMS – atrás de China, Rússia, Índia e Estados Unidos.
A estimativa em 2011 era de 62.445 mortes em acidente de trânsito no Brasil em 2020. Segundo dados do OBSV, a previsão atualizada é de 31.223 mortes em 2020. Porém, o relatório “Balanço da Década de Ações pela Segurança no Trânsito”, considera como fator decisivo neste caso a crise econômica e a pandemia que reduziram o crescimento da frota de veículos e a circulação das pessoas nas ruas.
Consulte o balanço completo realizado pelo Observatório Nacional de Segurança aqui.
Vamos juntos em apoio a este movimento super importante à favor da vida!
Fonte: Adaptado de: https://maioamarelo.com/ e https://www.onsv.org.br/o-movimento-maio-amarelo/