O Ministério da Saúde publicou no dia 10/01/2022 o novo protocolo de isolamento contra a disseminação da Covid-19, reduzindo o tempo de isolamento para quem contrair o vírus, sendo sintomático ou não, ou que tenham entrado em contato com pessoas positivadas para esta patologia.
Atenção aos novos protocolos:
• 5 dias de isolamento
Pacientes com suspeita de Covid-19, que chegam ao quinto dia da infecção comausência de sintomas respiratórios e febre, por um período de 24 horas, sem uso de antitérmico podem realizar o teste – antígeno ou PCR.
Caso o resultado seja negativo, o paciente pode abandonar o isolamento. Se for positivo, deverá permanecer recluso, ao menos, até o décimo dia.
• Sete dias de isolamento
Se ao sétimo dia o paciente estiver assintomático, ele está liberado do isolamento, sem necessidade de fazer o teste. Se o paciente continuar comsintomas respiratórios ou febre e o teste PCR ou antígeno der negativo, ele pode sair do isolamento. Em caso positivo, deve permanecer no isolamento até o décimo dia.
• 10 dias de isolamento
Pacientes com sintomas respiratórios ou febre, com resultado positivo no sétimo dia, manter o isolamento até o décimo dia, caso não apresente mais sintomas respiratório e febre, sem o uso de medicamentos antitérmicos após 24 horas. Neste caso, poderá sair do isolamento no décimo dia.
Caso o paciente tenha cumprido 10 dias de isolamento contínuos desde o início dos sintomas e não apresente mais sintomas no décimo dia, não é necessário realização do teste para sair do isolamento.
Reforçamos que continuem seguindo as medidas de prevenção rigorosamente, como a lavagem frequente de mãos, o uso do álcool em gel, máscaras de proteção e o distanciamento social. Além disso, evitar aglomerações.
E o mais importante: Vacine-se!
À medida que a vacinação avança, os índices de mortalidade diminuem, e isto é uma grande conquista. Portanto, não deixe de completar o esquema vacinal e incentive seus funcionários!
Você já conhece as nossas soluções para Covid-19?
Temos parceiros realização de testes, ferramentas de autoavaliação e monitoramento dos casos suspeitos e/ou confirmados, teleorientação e outras soluções.