A Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas – que será lançada durante o Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho – tem como objetivo reunir cidadãos, governos e empresas em torno de um objetivo comum: prevenir, deter e reverter a destruição dos espaços naturais.
“A missão da Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas é tão importante quanto assustadora”, diz Tim Christophersen, coordenador da Década das Nações Unidas com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
“Como inspirar as pessoas a agir e conectar pequenos passos em direção a mudanças coletivas e transformadoras?”
Para responder a esta pergunta, a equipe por trás da Década da ONU entrevistou visitantes do site da iniciativa, um grupo diverso, desde financiadores, plantadores de árvores até adolescentes com consciência ambiental.
A pesquisa revelou uma grande quantidade de informações que guiarão a Década da ONU nos próximos anos, diz Christophersen. Aqui estão cinco lições que se destacaram.
- A restauração do ecossistema é uma missão global
Mais de 2.000 pessoas de mais de 140 países responderam à pesquisa.
Embora a representação tenha sido praticamente uniforme entre países, alguns lugares viram uma participação acima da média, incluindo Quênia, Nigéria, México, Brasil, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, Estados Unidos da América e Índia.
Entretanto, a visão da restauração dos ecossistemas cativa as pessoas, independentemente da origem: 99% disseram que gostariam de tomar medidas em apoio à Década da ONU.
Continue lendo o artigo completo: https://www.unep.org/pt-br/noticias-e-reportagens/reportagem/5-fatos-sobre-restauracao-de-ecossistemas