Dia 01 de maio é o Dia do Trabalho, comemorado em diversos países. Vamos aproveitar a data para falar de prevenção?
Acidente e incidente são duas palavras parecidas que costumam gerar certa confusão. Você sabe a diferença?
Incidente é uma ocorrência inesperada mais branda que o acidente, que não causa danos ao trabalhador. Já no acidente, em específico, o acidente de trabalho ocorre durante o serviço provocando lesão corporal ou perturbação funcional, acarretando a perda ou redução da capacidade para o trabalho e, em último caso, a morte.
Como prevenir os acidentes de trabalho?
Como na década de 70 o Brasil ocupou o primeiro lugar no mundo em acidentes de trabalho. Com esse problema em vista, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) criou as Normas Regulamentadoras (NR), que consistem de regras que devem ser seguidas por todos os tipos de empresa (privada, pública e órgãos governamentais), sendo regidas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), cujo objetivo principal é zelar pela segurança e saúde dos trabalhadores para que os entraves fossem prevenidos na medida do possível.
Atualmente Organização Internacional do Trabalho (OIT) coloca o Brasil em quarto lugar no ranking mundial de acidentes fatais ocorridos no ambiente de trabalho. Isto significa que ainda há muito o que melhorar.
• Na ocorrência de um incidente, já é o momento de aplicar medidas de segurança que irão impedir o agravamento da situação.
• Manter ambientes e processos de trabalho saudáveis é uma responsabilidade compartilhada entre empregadores e trabalhadores. A participação dos trabalhadores é essencial no processo de identificação das situações de riscos presentes nos ambientes de trabalho, assim como as repercussões dos riscos sobre a sua saúde.
• Não minimizar incidentes pode levar a um agravamento da situação e, consequentemente, à ocorrência de um acidente.
Fontes: https://bvsms.saude.gov.br/27-7-dia-nacional-da-prevencao-de-acidentes-do-trabalho-4/
https://inovatechej.com/2018/05/03/prevenir-ou-remediar/