Dia 28 de maio é o Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher e o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna. A data tem como objetivo chamar a atenção e conscientizar a sociedade sobre os diversos problemas de saúde e doenças mais comuns às mulheres, como câncer de mama, endometriose, infecção urinária, câncer no colo do útero, depressão, dentre outras, reforçando a importância da prevenção e do tratamento precoce para estas doenças.
Com o aumento da expectativa de vida, é ainda mais importante prestar atenção à saúde nas diferentes fases da vida. Por isso, é fundamental manter os exames Papanicolau (prevenção de câncer de colo de útero), rastreamento do câncer de mama e densitometria óssea, que são preventivos, sempre em dia.
A data serve para lembrar a importância de melhorar a assistência para as mulheres em todas as fases da vida, especialmente na gravidez e no puerpério, para reduzir ainda mais a taxa de mortalidade materna, que é caracterizada pelo óbito de uma mulher durante a gestação ou até 42 dias após o término da gestação, independentemente da duração ou da localização da gravidez.
Em qualquer fase da vida adulta, esteja atenta ao seu corpo, mantenha os seus exames em dia e em caso de dúvidas sobre sua saúde, consulte o seu médico. A prevenção é a melhor aliada na longevidade da vida feminina.