No dia 17 de maio de 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da lista internacional de doenças. Até então, uma série de países ainda tratava homossexuais como pessoas com desvios patológicos mentais, permitindo preconceitos e violações como terapias de reversão, a conhecida “cura gay”.
Desde então, a data virou símbolo da luta por direitos humanos e pela diversidade sexual, contra a violência e o preconceito, dando origem ao Dia Internacional Contra a Homofobia
De acordo com a OMS, após a retirada da homossexualidade do CID, houve uma rejeição das “terapias de conversão” e de conceitos como o de “cura gay”, procedimentos que não possuem embasamento científico. Além disso, atualmente está havendo uma conscientização maior de que a identidade transgênero também não se qualifica como um distúrbio.
Vale ressaltar que o objetivo desta data é debater os mais variados tipos de preconceitos contra as diferentes orientações sexuais e identidades de gênero, além de gerar o desenvolvimento de uma conscientização civil sobre a importância da criminalização da homofobia.
Consideramos justa toda forma de amor! ⠀
Fonte texto: https://history.uol.com.br/
https://www.bn.gov.br/acontece/noticias/2020/05/17-maio-dia-internacional-contra-homofobia
Fonte imagem: Casal lgbt foto criado por freepik – br.freepik.com
VER TUDO
Você já ouviu falar de Lúpus?
janeiro 31, 2024Você sabe o que é leucemia?
janeiro 31, 2024