Já são 15 meses de isolamento social e os efeitos colaterais são sentidos na esfera psicológica de muitas pessoas, que podem ficar perdidas sobre como manter a saúde mental na pandemia.
Por mais que seu estilo de vida seja mais voltado à casa, conviver com a ideia de que você está impossibilitado de sair a lazer e, quando precisar ir ao mercado, vai encontrar pessoas com máscaras e luvas e restrições de circulação, pode gerar um grande estresse mental.
Portanto, além do próprio estresse do confinamento, soma-se o medo de contágio por uma doença viral. Isso pode levar a quadros como estresse pós-traumático, síndrome do pânico, ansiedade e sintomas depressivos. Além disso, o indivíduo pode sentir-se inclinado a consumir alimentos em excesso ou recorrer a bebidas alcoólicas ou remédios tranquilizantes com o objetivo de aliviar este sofrimento.
Contudo, sabemos que estas são atitudes que somente pioram o quadro. Por isso, vamos dar algumas dicas sobre como enfrentar a quarentena e preservar a sua saúde mental em tempos de coronavírus, a seguir.
1. Cuidado com o excesso de informação:
Manter-se bem informado por canais de comunicação confiáveis e oficiais é fundamental para saber o que está acontecendo e como você deve agir. No entanto, consumir informações o tempo todo pode causar uma ansiedade muito grande. Um conselho é assistir ao noticiário da manhã, que trará um resumo de tudo o que ocorreu no dia anterior e não vai te deixar ansioso para dormir.
Além disso, cuidado com as informações repassadas por redes sociais e WhatsApp! Os canais oficiais de saúde informarão quando houver um método mais eficiente de prevenção ao coronavírus, portanto, não saia se automedicando ou fazendo receitas caseiras.
2. Mantenha uma rotina sustentável e saudável:
A quarentena, seja pelo coronavírus ou por outro motivo, faz com que a rotina seja modificada de forma extrema. No entanto, deve se ter em mente que, após tudo isso passar, sua vida voltará ao normal.
Portanto, arranje suas atividades de uma forma que se assemelhe a sua rotina antes da quarentena. Se você fazia exercícios físicos, continue fazendo, separando um tempo e espaço para isso.
Também não esqueça que uma alimentação saudável é fundamental para manter uma boa saúde mental: procure elaborar suas próprias refeições e evite comidas prontas, gordurosas e açucaradas.
3. Reinvente os momentos de lazer:
Durante a quarentena, o lazer que antes era dividido com momentos com reuniões e rua, agora é completamente dentro de casa. Assim, novas formas de lazer devem ser pensadas. Aproveite para ler aqueles livros que você sempre quis, voltar a jogar aquele jogo que você amava tanto ou a colocar novamente o álbum do seu artista preferido e escutá-lo do início ao fim.
Você também pode procurar por dicas de coisas novas a fazer na internet, procurar cursos em uma área que goste ou investir em um hobby que sempre pensou em fazer.
4. Faça atividades com a família:
Se o coronavírus lhe colocou em quarentena junto a sua família, não deixe de ter momentos de reunião geral. Procurem fazer as principais refeições como almoço e jantar juntos e longe de televisões ou notícias, aproveitem aquele momento.
Se você possui crianças, pense em atividades conjuntas. Organize uma ‘gincana de organização de casa’ ou joguem um jogo de tabuleiro. Também pode ser um bom momento para filtrar o conteúdo que os pequenos estão consumindo no mundo digital e indicar alternativas que sejam mais adequadas.
5. Mantenha contato com os amigos
Não poder mais se reunir não significa se distanciar de quem você gosta. Organize chamadas de vídeo com seus amigos para vê-los e jogar conversa fora. Mantenha os vínculos ativos com as pessoas que você ama e aproveite os recursos que a tecnologia oferece para isso.
6. Tenha disciplina no home office
Quem está trabalhando no regime de home office, ou teletrabalho, deve ter disciplina redobrada. Procure manter a rotina que você tinha antes para não se atrapalhar nos horários. Acorde, tome seu banho e seu café, coloque uma roupa e eleja um cantinho do trabalho. Tire suas pausas para descanso, separe seus horários de almoço e saiba a hora de acabar o expediente.
Se puder, evite trabalhar do seu quarto, ainda mais da sua cama. Separar os momentos de trabalho, descanso e lazer são fundamentais para preservar a sua saúde mental durante a pandemia.
Juntos, vamos passar por isso!
Pense que todos estão juntos nessa. Apesar de estamos distantes uns dos outros, agora temos a clareza de fazemos parte da família humana e de que temos que nos preservar tanto para o coletivo – não saindo de casa – quanto para o individual.
Fonte: Parceiro Grupo Mast Saúde Mental: https://psiquiatriapaulista.com.br/como-manter-a-saude-mental-na-quarentena-do-coronavirus/