A memória é um dos mais importantes processos psicológicos do ser humano. Além de ser responsável pela nossa identidade pessoal e por guiar em maior ou menor grau nosso dia a dia, ela está relacionada a outras funções igualmente importantes, como sua ampla relação com a nossa função cognitiva e o aprendizado.
Por que a memória ajuda o desenvolver da vida?
Memorizar é sobreviver, nos mais diferentes ambientes e situações. Nós, seres humanos, temos uma grande capacidade de recordação de fatos e de acontecimentos. Esta capacidade nos auxilia a entender o que foi positivo e o que foi negativo, nossa percepção sobre isto, e ainda o que gostaríamos de vivenciar novamente – ou não.
Como manter a memória saudável?
De uma forma geral, é importante lembrar que o estado emocional e todos os aspectos da saúde mental, por si só, afetam a memória. Tudo o que fizermos para que nossa saúde mental esteja em dia, também irá proporcionar uma boa qualidade da nossa memória no decorrer dos anos.
Os exercícios que estimulam o cérebro também evitam a perda de neurônios e melhoram a capacidade de memória e aprendizado, em qualquer idade. Bons exemplos são os jogos de memória e de raciocínio. Além disso, as atividades físicas oferecem diversos benefícios para o corpo como um todo, inclusive o cérebro.
Fonte: Instituto de Psiquiatria Paulista. Parceiro Grupo Mast Saúde Mental: https://psiquiatriapaulista.com.br/a-memoria-e-sua-relacao-com-a-saude-mental/