FAÇA O LOGIN PARA TER ACESSO AO ATENDIMENTO

ESQUECEU SUA SENHA?

ESQUECEU SEUS DADOS?

OPA! ESPERA, EU LEMBREI AGORA!

Grupo Mast

  • ENTRAR
  • Empresa
    • O Grupo Mast
    • Qualidade Mast
  • Produtos
    • Saúde Ocupacional
      • Soluções para COVID-19
    • Segurança do Trabalho
      • Gerenciamento de Riscos Ocupacionais
    • Consultoria em Benefícios Corporativos
    • Consultoria Especializda em Benefícios para PME e PF
    • Gestão Ambulatorial
    • Mast Digital
  • Gestão de Saúde
    • Mast Vida Ativa
  • Unidades
  • Blog
  • Contato
  • Trabalhe Conosco
  • Área do Cliente

Mast News

sexta-feira, 07 maio 2021 / Publicado em Sem categoria

07 de maio – Dia Nacional de Prevenção da alergia

Foi instituído no dia 7 de maio o Dia Nacional de Prevenção da Alergia, a fim de conscientizar a população sobre os riscos de contrair doenças na época de outono.

A baixa umidade do ar, característica do clima nos meses de outono e inverno, favorece o aumento de alergias respiratórias e de pele, principalmente em crianças, idosos e portadores de doenças crônicas.

A prevenção contra as doenças respiratórias, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), asma e pneumonia é fundamental durante todo o ano e deve ser redobrada nesse período.

As alergias mais comuns nesta época do ano são as rinites e as sinusites, inflamações das vias respiratórias provocada pelas variações climáticas bruscas e o contato com o pó e poluentes. A rinite alérgica, por exemplo, pode ser agravada em razão da falta de umidade no ar.

“As pessoas que sofrem tanto pela bronquite como pela rinite devem estar atentas ao retirar roupas guardadas há muito tempo no armário, pois elas podem reter pó e odores nocivos para as alergias”, orienta o especialista do Instituto Emílio Ribas Ralcyon Teixeira.

Nessa época, é muito importante hidratar o corpo. Pessoas com pele mais sensível, que tenham doenças de pele ou pré-disposição a desenvolvê-las também podem ter agravamento de sintomas durante o clima seco. “A ingestão de água e uso de hidratantes corporais é indispensável. O hidratante não pode faltar no tratamento da pele, mesmo que seja necessário utilizá-lo várias vezes ao dia”, afirma a coordenadora do setor de dermatologia do AME Barradas, Bhertha Tamura.

Alguns cuidados simples podem ser tomados, como aumentar a ingestão de líquido, fazer inalação e lavar o nariz com soro fisiológico. “O tempo seco causa ressecamento das vias aéreas e viabiliza a proliferação de vírus e agravamento de doenças e alergias respiratórias, como asma, que pode ser tanto crônica, quanto alérgica. A ingestão de água e permanência em locais ventilados são ótimas maneiras de prevenção”, informa o pneumologista do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Barradas, Fábio Muchão.

Dicas para evitar agravamento de doenças de pele durante o tempo seco:

– Beba bastante água, pelo menos 2 litros por dia;

– Use hidratante corporal todos os dias, principalmente após o banho;

– Com o ressecamento, ocorrem coceiras na pele. Evite coçar-se, pois pode causar inflamações ou até mesmo infecções;

– Evite tomar banhos demorados, com água muito quente;

– Em caso de ressecamento severo da pele, procure um dermatologista.

Fonte: Adaptado de: https://www.saopaulo.sp.gov.br/sala-de-imprensa/release/dia-nacional-de-prevencao-da-alergia-alerta-para-doencas-no-outono/

Tags: alergia, Prevenção

O que você pode ler a seguir

Burnout se torna doença do trabalho a partir de 01 de janeiro de 2022
ANS Abre Consulta Pública para Definir Regimento da Cosaúde
🧬 ANS incorpora nova tecnologia para tratamento de tumores

Notícias recentes

  • ANS lança certificação inédita para qualificar atenção oncológica na saúde suplementar

    Em 25 de agosto de 2025, a Diretoria Colegiada ...
  • ANS concede portabilidade especial para beneficiários da Associação Valeparaibana de Assistência Médica Policial

    A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) p...
  • ANS divulga dados econômico-financeiros do 1º semestre de 2025

    A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) d...

PÁGINAS

  • Home
  • Empresa
  • Qualidade Mast
  • Produtos
  • Mast Vida Ativa
  • Just in Time
  • Política de Privacidade
  • Unidades
  • Parceiros
  • eSocial
  • Solicite um orçamento
  • Mast News
  • Contato
  • Código de Conduta

NOVIDADES RECENTES

VER TUDO
  • ANS lança certificação inédita para qualificar atenção oncológica na saúde suplementar

    outubro 6, 2025
  • ANS concede portabilidade especial para beneficiários da Associação Valeparaibana de Assistência Médica Policial

    outubro 6, 2025

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Nossas novidades no seu e-mail.



© 2022 Grupo Mast - Todos os direitos reservados.
TOPO