A meningite é a inflamação das meninges (membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal), pode ser causada por vírus, bactéria (mais grave), fungos e até mesmo alguns parasitas. O risco de contrair meningite é maior entre crianças menores de cinco anos, principalmente até um ano, no entanto pode acontecer em qualquer idade.
Para o diagnóstico é necessário realizar a coleta de líquor (LCR) e de sangue para identificar a bactéria, vírus, fungo, ou seja, o agente causador da doença.
A doença se transmite de uma pessoa para outra por meio das vias respiratórias, por gotículas e secreções das vias aéreas superiores (do nariz e da garganta), tais como; tosse e espirro. Já na meningite viral a principal forma de transmissão é a fecal-oral (ou seja contato com fezes que tenham o vírus)
A principal forma de prevenir a meningite é por meio da vacinação.
As vacinas disponíveis no calendário de vacinação da criança do Programa Nacional de Imunização (PNI/MS) são: Vacina Pentavalente, Vacina BCG, Vacina meningocócica conjugada C, Vacina pneumocócica conjugada 10.
Casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais, a ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no outono-inverno e das virais na primavera-verão.
Devido à gravidade do quadro clínico, os casos suspeitos de meningite sempre são internados nos hospitais, por isso, ao se suspeitar de um caso, é urgente a procura por um pronto-socorro hospitalar para avaliação médica.
A maioria dos casos de meningite evoluem para cura, no entanto, é necessário assistência médica na vigência dos sintomas.
As sequelas podem variar de acordo com a gravidade e de pessoa para pessoa, podem ser temporárias ou permanentes, em geral, quanto mais grave a infecção, maior a chance de complicações. A depender do agente causador da doença, em alguns casos, podem ocorrer sequelas como: surdez, crises de epilepsia, danos cerebrais, amputação de membros, dificuldades de aprendizagem além de problemas comportamentais.
No caso das meningites bacterianas, a introdução precoce do antibiótico reduz o risco de morte em 15%.
Fonte:
OMS – https://saude.gov.br/saude-de-a-z/meningites
MS- https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/meningites/11835-vacinacao-meningites