Criado em 2005 pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial do Câncer é lembrado todo ano em 4 de fevereiro.
O Dia Mundial do Câncer trata de promover uma abordagem de toda a sociedade, que inclua governos, instituições acadêmicas, organizações não governamentais, o setor privado e os pacientes, entre outros, para impulsionar os esforços de prevenção e controle do câncer.
Os tipos mais comuns são: câncer de pulmão, câncer do estômago, câncer de fígado, câncer colorretal e câncer da mama.
A doença se converteu em uma epidemia global, que afeta todas as faixas etárias e níveis socioeconômicos, com graves consequências sociais, econômicas sobre o desenvolvimento e os direitos humanos.
O câncer causa aproximadamente 13% de todas as mortes anuais.
Sabe-se que além da hereditariedade genética, os fatores ambientais estão diretamente envolvidos no desenvolvimento de neoplasias.
Com estratégias adequadas é possível prevenir até 30% dos casos de câncer.
O risco para o desenvolvimento de muitos canceres pode ser minimizado ao: manter um peso ideal, comer muitos vegetais, frutas e grãos integrais, ser vacinado contra certas doenças infecciosas, não comer muita carne vermelha processada, evitar ingestão excessiva de álcool, de fumo e demasiada exposição à luz solar.
Muitos cânceres são silenciosos ou seja não produzem sintomas. Sinais e sintomas dependem do tipo e localização do câncer e só aparecem quando a massa cancerígena continua a crescer ou forma úlceras. Alguns sintomas são específicos, mas muitos deles também ocorrem com frequência em indivíduos que têm outras patologias.
2- https://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A2ncer#Preven%C3%A7%C3%A3o