Junho é o mês do Orgulho LGBTQIA+. A data vem de um momento histórico chamado Revolta de Stonewall, que ocorreu em Nova Iorque em 28 de junho de 1969, quando um grupo de homens gays enfrentou uma ação policial em um bar que era ponto de encontro de pessoas LGBT.
As revoltas duraram 5 dias, e após 1 ano da data, aconteceram as primeiras passeatas do orgulho gay nos Estados Unidos.
Foi em 28 de junho de 1970 que ocorreram as primeiras marchas ou paradas do Orgulho LGBT em Nova York, Los Angeles, São Francisco e Chicago. No Brasil, a primeira Parada do Orgulho LGBT aconteceu em 1997 e, em 2008, foi considerada pelo Guinness World Records a maior parada do orgulho LGBT do mundo.
Acesso à Saúde à população LGBTI+
O direito à saúde para toda a população foi reconhecido como direito humano na Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948, e influenciou as Cartas Constitucionais dos países no período pós-guerra. Inclui-se nesse rol o Brasil, que incorporou a saúde como direito social na Constituição de 1988, com garantias de acesso universal e gratuito à saúde pela população. Não obstante, observa-se que entre a previsão legal e sua efetiva materialização há diversos problemas que geram exclusão social no campo da saúde pública.
As instituições de saúde devem ter um ambiente acolhedor, livre de preconceitos e atenção integral à população LGBTI+, com reconhecimento de suas especificidades na oferta de ações e serviços correspondentes. Ainda assim, a população LGBTI+ se encontra marginalizada nos serviços de saúde devido ao preconceito e ao estigma que sofrem, o que, aliado à falta de conhecimento dos prestadores de cuidado de saúde e à falta de sensibilidade às suas necessidades, acarreta em uma prestação de serviços de má qualidade.
Aqui no Grupo Mast orientamos os nossos funcionários, profissionais de saúde e prestadores a oferecerem um atendimento com qualidade, que respeite a diversidade, individualidade e dignidade de cada pessoa.
Fontes: https://saopaulosecreto.com/por-que-junho-e-o-mes-do-orgulho-lgbt/
https://pebmed.com.br/o-mes-de-junho-e-a-sua-importancia-para-o-movimento-lgbti/