O objetivo principal do Janeiro Branco é chamar a atenção para o tema da saúde mental. Quando se fala em saúde mental, muitos relacionam à ausência de doenças, como depressão, ansiedade, bipolaridade etc. A Organização Mundial da Saúde – OMS, entretanto, conceitua saúde como um completo estado de bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças ou demais enfermidades.
O mês de janeiro é tradicionalmente marcado pela cultura do recomeço, da renovação, onde muitas pessoas aproveitam a oportunidade para fazer uma pausa, entre o fim e o início de algo, para recarregar as energias, avaliar o passado e planejar o futuro.
A escolha da cor branca é inspiradora: é a partir do branco que toda cor pode surgir, possibilitando colorirmos nossas vidas com o tom que desejarmos. O branco é, afinal, um convite à criatividade.
O que o Janeiro Branco realiza?
O Janeiro Branco promove palestras, palestras-relâmpago, oficinas, cursos, workshops, entrevistas midiáticas, caminhadas, rodas de conversa e abordagem de pessoas em todos os lugares nos quais as pessoas se encontram: ruas, praças, igrejas, empresas, residências, academias, shoppings, hospitais, prefeituras etc. Em janeiro de 2022, por causa da pandemia do Covid-19, a Campanha priorizará espaços abertos e meios online. Acompanhe pelo site oficial clicando aqui.
Fontes: https://janeirobranco.com.br/ | https://www.cvv.org.br/blog/janeiro-branco-quem-cuida-da-mente-cuida-da-vida/