A síndrome da fibromialgia (FM) é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. É um problema bastante comum, visto em pelo menos em 10 a 15% dos pacientes que vão a um consultório de Reumatologia. De cada 10 pacientes com fibromialgia, sete a nove são mulheres. Geralmente aparece entre os 30 e 60 anos.
Sintomas
– Dor difusa pelo corpo;
– Maior sensibilidade ao toque. Não há inchaço das articulações na FM, pois não há inflamação nas articulações;
– Alteração do sono. O sono tende a ser superficial e/ou interrompido;
– Fadiga (cansaço);
– Depressão está presente em 50% dos pacientes;
– Alterações de memória e de atenção. – –
Causas e tratamento:
A fibromialgia pode aparecer depois de eventos graves na vida de uma pessoa, como um trauma físico, psicológico ou mesmo uma infecção grave ou em pacientes que apresentam uma sensibilidade maior à dor. O tratamento da fibromialgia é realizado através de medicamentos e de outras medidas não medicamentosas.
Todo individuo acometido pela fibromialgia obrigatoriamente deve praticar alguma modalidade de atividade física. Em geral o paciente tem a liberdade de escolher aquela na qual se ajusta melhor. A preferência deve ser dada a atividades aeróbicas, como andar, nadar, mas a hidroginástica, alongamento ou fortalecimento muscular.
O paciente deve respeitar seus limites físicos, pois ao excedê-los corre o risco de apresentar efeito contrário ao desejado, podendo agravar as dores e o cansaço.
Fontes: https://www.reumatologia.org.br/orientacoes-ao-paciente/fibromialgia-definicao-sintomas-e-porque-acontece/ | https://www.reumatologia.org.br/orientacoes-ao-paciente/tratamento-da-fibromialgia/