A campanha Fevereiro Roxo e Laranja é voltada para a conscientização e tratamento de algumas doenças. As cores estão associadas a sentimentos que reforçam o âmbito da campanha, como cuidado, alerta e a conscientização a respeito.
Embora possa parecer confusa, a associação entre Lúpus, Alzheimer, Fibromialgia e Leucemia, essa é a forma de trazer atenção e conhecimento à população a respeito dessas doenças pouco conhecidas.
As doenças
Para entender melhor a campanha, é fundamental conhecer as doenças que estão atreladas a ela. O objetivo da campanha é conscientizar a população a respeito dos sintomas e consequências dessas doenças no dia a dia.
Lúpus
O Lúpus é caracterizado como um distúrbio crônico que faz com que o organismo produza mais anticorpos que o necessário para manter o organismo em pleno funcionamento. Os anticorpos em excesso passam a atacar o organismo, causando inflamações nos rins, pulmões, pele e articulações. Segundo o Ministério da Saúde, o Lúpus Sistêmico (Les) é a forma mais séria da doença e a mais comum afetando aproximadamente 70% dos pacientes com Lúpus. A doença pode acontecer em pessoas de qualquer idade, raça e gênero, porém, há estudos que diz ser mais comum em mulheres, sendo 9 em 10 pacientes com o risco mais elevado durante a idade fértil.
Os sintomas do Lúpus variam em intensidade de acordo com a fase de atividade ou remissão da doença. Alguns sintomas comuns são cansaço, desânimo, febre baixa, emagrecimento e perda de apetite. Há tratamento de qualidade disponível e o diagnóstico é feito apenas por médicos.
Fibromialgia
Já a Fibromialgia ataca especificamente as articulações, causando dores por todo o corpo, principalmente nos músculos e tendões. A síndrome também provoca cansaço excessivo, alterações no sono, ansiedade e depressão. A doença pode aparecer depois de eventos graves como um trauma físico, psicológico ou mesmo uma infecção. O motivo pelo qual pessoas desenvolvem a doença ainda é desconhecido. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) calcula que a fibromialgia afeta cerca de 3% da população. De cada 10 pacientes com fibromialgia, sete a nove são mulheres.
Alzheimer
O Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa que provoca o declínio das funções cognitivas, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social. Com o passar do tempo, ela também interfere no comportamento e personalidade da pessoa, causando consequências como a perda de memória. O Alzheimer é a causa mais comum de demência – um grupo de distúrbios cerebrais que causam a perda de habilidades intelectuais e sociais. No Brasil, existem cerca de 15 milhões de pessoas com mais de 60 anos de idade. Seis por cento delas têm a doença de Alzheimer, segundo dados da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz).
Leucemia
A doença afeta os glóbulos brancos do sangue, os quais são conhecidos como leucócitos. Sua principal característica, o acúmulo de células doentes na medula óssea, substituindo as células sanguíneas normais. Existem mais de 12 formas da doença, mas os quatro primários são leucemia mieloide aguda (LMA), leucemia mieloide crônica (LMC), leucemia linfocítica aguda (LLA) e leucemia linfocítica crônica (CLL).
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2020 a Leucemia teve mais de 10 mil novos casos registrados no Brasil. O diagnóstico precoce é um aliado importante na luta contra a Leucemia, possibilitando um tratamento mais eficaz e preciso.
Ambientes de trabalho e exposição
O Inca (Instituto Nacional do Câncer) informa que a relação da leucemia com a exposição dos trabalhadores está associada a alguns tipos de agentes causadores da doença: agrotóxicos, amianto (asbestos), sílica, benzeno, xileno e tolueno. Os profissionais expostos a estes agentes são agricultores, operários da indústria química e construção civil, trabalhadores de laboratório, mineradores e outros.
Fonte: https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-nordeste/hupaa-ufal/comunicacao/noticias/o-que-e-campanha-fevereiro-roxo-laranja
https://vivamais.cemigsaude.org.br/fevereiro-roxo-e-laranja-destaca-prevencao-de-doencas-cronicas/
https://www.cognys.com/materia/o-que-e-a-campanha-fevereiro-roxo-e-laranja