O Dia Mundial da Saúde Mental traz, no dia 10 de outubro, uma reflexão e um alerta sobre a atitude de olharmos para a condição da saúde da nossa mente.
Por muito tempo, a saúde mental significou, para muitos, somente a ausência de qualquer doença. O cuidado contínuo e a prevenção ainda precisam ser levados em consideração, pois muitas pessoas em sofrimento mental não procuram ajuda especializada de imediato, por preconceito ou desconhecimento. Isto significa que falta conscientização sobre a importância do diagnóstico o mais precocemente possível, para se obter melhores resultados.
Outros fatores como uma qualidade de vida saudável, evitando hábitos nocivos (como o uso excessivo de álcool, de tabaco), uma boa alimentação e atividades físicas no dia a dia, são fundamentais. De uma forma geral, as recomendações para o cuidado com a saúde mental de homens e mulheres são as mesmas:
– Cuidar da autoestima;
– Desenvolver resiliência emocional, de forma a ser capaz de contornar situações adversas;
– Pensar de maneira positiva;
– Desenvolver habilidades de gerenciamento do estresse e desenvolvimento do autocontrole;
– Realizar atividades físicas regularmente;
– Dormir bem;
– Reservar um tempo para o autocuidado e para o lazer;
– Buscar a realização pessoal e profissional;
– Afastar-se de relacionamentos tóxicos e abusivos;
– Ter apoio da família;
– Buscar ajuda, se necessário, com profissionais capacitados como psiquiatras e psicólogos.
É importante que se perceba quando se está passando por um sofrimento mental, para se procurar apoio adequado. Todos nós devemos ampliar nossos conhecimentos a respeito deste tema, criando oportunidades de diálogo com as pessoas próximas.
O apoio psicológico permitirá a expressão e a investigação das causas dos problemas e ansiedades, procurando encontrar soluções para o mal-estar e o sofrimento. Já o psiquiatra atuará no diagnóstico e no tratamento dos transtornos mentais: depressão, ansiedade, e outros mais delicados como as psicoses e algumas síndromes.
Fonte: https://psiquiatriapaulista.com.br/a-saude-mental-de-homens-e-mulheres/