Não é novidade que há riscos em acessar um aplicativo ou dar aquela rolada em seu feed de notícias enquanto dirige, mas números divulgados recentemente comprovam o quão inseguro são essas ações. De acordo com a Abramet, Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, o uso de celular ao volante já é a 3° maior causa de fatalidades no trânsito no Brasil. Já de acordo com a NHTSA dos EUA (Administração Nacional de Segurança Viária), o uso de celular aumenta em 400% o risco de sofrer um acidente de trânsito, além de dobrar seu tempo de reação. Ainda assim, 19,3% dos brasileiros admitem usar o celular enquanto dirigem, segundo dados do Detran.
Por que esta prática é tão arriscada? Afinal, conferir o Whatsapp, dar uma olhada nos e-mails, abrir aquela foto ou vídeo que acabou de chegar ou verificar o Instagram não pode ser tão perigoso, certo?
Errado! Ao acessar seu celular, o condutor se distrai e essa distração pode se traduzir em graves acidentes: 3 segundos de distração a 60 km/h equivalem a percorrer 50 metros em condição de cegueira. Sistemas de viva-voz, embora não sejam proibidos, também não resolvem o problema, pois promove ao motorista a perda de atenção e noção auditiva fina do trânsito ao redor.
Vale lembrar que o uso de celular ao volante é proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro. A infração é considerada gravíssima, sendo passível de multa, além de render 7 pontos na carteira de habilitação.
Sua maior preocupação não deve ser com a multa, mas com você e outras pessoas, pois a vida ainda não tem película de proteção! Faça sua parte e contribua para um trânsito mais responsável.
VER TUDO
Você já ouviu falar de Lúpus?
janeiro 31, 2024Você sabe o que é leucemia?
janeiro 31, 2024