Desde 2001, o rótulo com informações nutricionais é obrigatório em qualquer produto regulado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão responsável pelas normas de Rotulagem de Alimentos Industrializados. Mas nem sempre recebe a atenção merecida do consumidor. E você sabe a diferença desses três termos?
DIET
Destinados a dietas com restrição de algum nutriente para pessoas que precisam por algum motivo de saúde, eliminar ou reduzir esses nutrientes da dieta. Exemplo: diabéticos, hipertensos, etc.
LIGHT E ZERO
Já os termos LIGHT e ZERO, segundo a Faculdade de Saúde Pública da USP, são uma informação nutricional complementar, que é qualquer representação que afirme, sugira ou implique que um alimento possui uma ou mais propriedades nutricionais particulares, relativas ao seu valor energético e o seu conteúdo de proteínas, gorduras, carboidratos, fibras alimentares, vitaminas e/ou minerais.
Os alimentos LIGHT são aqueles que apresentam a quantidade de algum nutriente ou de seu valor energético reduzido, quando comparado a um alimento convencional. Para que seja considerado light, são definidos os teores de cada nutriente e/ou valor energético do alimento. Por exemplo, iogurte com redução de 30% de gordura é considerado light.
Ou seja, o termo “light” não se refere exclusivamente à quantidade de calorias. Podem ser alteradas as quantidades de gorduras, proteínas, sódio, entre outros.
Os alimentos ZERO (SEM, NÃO CONTÉM ou ISENTO), são isentos de algum nutriente, comparados com a versão tradicional. Para existir a alegação de, por exemplo, “zero açúcar”, o produto pode apresentar no máximo 0,5 gramas de açúcar em 100 gramas do alimento pronto para o consumo.
CONCLUSÃO
O problema principal com alimentos ultra processados reformulados é o risco de serem vistos como produtos saudáveis, cujo consumo não precisaria mais ser limitado. A publicidade desses produtos explora suas alegadas vantagens diante dos produtos regulares (“menos calorias”, “adicionado de vitaminas e minerais”), aumentando as chances de que sejam vistos como saudáveis pelas pessoas.
Por isso, lembre-se: Ler o rótulo dos produtos é a melhor maneira de se informar! Fique de olho!