A OMS aponta que o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano. Mais de 7 milhões dessas mortes resultam do uso direto desse produto, enquanto cerca de 1,2 milhão é o resultado de não-fumantes expostos ao fumo passivo.
MAS O QUE É O FUMO PASSIVO?
O fumo passivo é a fumaça de produtos derivados do tabaco (como cigarros, narguilés, entre outros). As leis antifumo protegem a saúde dos não-fumantes, são populares, não prejudicam os negócios e incentivam os fumantes a pararem de fumar. Mais de 1,6 bilhão de pessoas, ou 22% da população mundial, são protegidos por leis nacionais antitabagismo abrangentes.
QUERO PARAR DE FUMAR
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento gratuito para quem deseja parar de fumar, com medicamentos como adesivos, gomas de mascar (terapia de reposição de nicotina) e diversas outras formas terapêuticas como estímulos às atividades físicas. Em 2018, foram tratadas mais de 134 mil pessoas.
Para saber quais unidades de saúde oferecem o tratamento, a população pode obter a informação em qualquer um dos postos de saúde disponibilizados no Brasil ou na Secretaria de Saúde do município. Outras informações ainda podem ser consultadas na Coordenação de Controle do Tabagismo da Secretaria Estadual de Saúde ou, via telefone, no Disque Saúde 136.