O autocuidado fortalece a autoestima e o autoconhecimento, já que reconhecemos as nossas necessidades, desejos e limites e buscamos atendê-los. Também promove a sensação de bem-estar físico e mental, já que, ao praticá-lo, realizamos atividades e mantemos hábitos que nos proporcionam bem-estar. Autocuidado implica a cada pessoa reconhecer os seus próprios limites (físicos, mentais e emocionais) a fim de preservar a própria saúde, promovendo mais qualidade de vida e estando de acordo com os seus objetivos, interesses e desejos.
Tipos de autocuidado
• Físico: manter uma boa rotina de sono, uma alimentação balanceada e nutritiva, prática regular de exercícios físicos e tomar banho de sol moderadamente todos os dias.
Sem esses hábitos, aumentam as chances de ter sintomas e enfermidades físicas como dores nas costas, nas articulações, no estômago, na cabeça, indisposição, sensação de cansaço extremo, aumento da pressão arterial, entre outros impactos.
• Emocional: Estar conectado com as próprias emoções para reconhecê-las e compreender por que elas foram geradas e como lidar com elas de forma adequada.
O autocuidado emocional não significa reprimir emoções mais desafiadoras como a raiva, o medo e a tristeza, mas acolher cada uma delas e enxergá-las como uma ferramenta necessária para lidar com os desafios de cada momento da vida.
Vale lembrar que o autocuidado envolve também o contexto em que cada pessoa está inserida e pode se expressar de diferentes formas para cada uma delas. Assim, não há um manual de autocuidado, mas algumas sugestões que cada pessoa deve verificar e adaptar para as suas condições de vida.
Para manter as práticas de autocuidado obtendo benefícios para sua saúde física, psíquica e emocional, saiba que a psicoterapia pode te ajudar!
Fontes: Instituto de Psiquiatria Paulista – Parceiro Mast Saúde Mental: https://psiquiatriapaulista.com.br/habitos-para-manter-o-seu-autocuidado/