Doenças Sazonais comuns no verão
Enfim chegou o verão, época de férias escolares, praia, clube e passeio no campo, mas também é época de algumas doenças sazonais (doenças que ocorrem em determinadas épocas do ano) tais como:
- Conjuntivites
- Dengue, Chikungunya e Zika;
- Dermatites diversas;
- Desidratação;
- Insolação;
- Intoxicação alimentar;
- Micoses, pé de atleta (frieiras), bicho geográfico (devido a fezes de gatos e cachorros);
- Otite (infecção do ouvido) entre outras.
Como sabemos no verão há uma maior aglomeração de pessoas nas areias das praias e nas piscinas dos clubes. Esses dois ambientes, em razão de suas próprias características, pela proximidade e contatos que ocorrem, em conjunto com as temperaturas elevadas e o excesso de umidade podem facilmente se constituir em espaços ideias para a proliferação de inúmeros microrganismos e consequentemente de diversas doenças.
Além disso, nesta época do ano aumenta o risco de intoxicação alimentar devido ao consumo de alimentos inapropriados, que se estragam com mais facilidade por causa da temperatura ambiente elevada e/ou forma de armazenamento imprópria (como em barraquinhas de praia ou vendedores ambulantes).
Vale ressaltar que, por conta das altas temperaturas, os raios UV atingem o nosso organismo em maior intensidade, aumentando os riscos das doenças de pele e até mesmo o câncer cutâneo. Assim, para que seu verão tenha muita diversão, menos doenças e preocupação é importante saber como se prevenir das doenças mais comuns dessa época do ano, seguindo algumas dicas:
- Lave as mãos com maior frequência, com atenção especial após uso de sanitários.
- Armazene alimentos na geladeira de forma adequada.
- Evite excesso de refrigerantes, sucos e outras bebidas adoçadas, prefira sucos naturais.
- Lave-se bem após piscina ou praia.
- Use protetor solar de forma adequada e evite exposição excessiva da pele ao sol em especial nos horários mais quentes.
- Use repelente em locais como matas ou locais com insetos.
- Lave bem frutas e verduras.
- Evite alimentos com qualidade duvidosa.
- Elimine qualquer recipiente que possa conter água parada.
- Tome água de fontes confiáveis.
Pronto! Com esses cuidados, você e sua família terão menos riscos de contrair essas doenças comuns no verão. Mas não se esqueça, caso sinta qualquer sintoma (tais como: diarreia, náusea, vômitos, febre e calafrios entre outros) procure imediatamente o serviço médico e nunca se automedique ou interrompa o uso de um medicamento sem antes consultar um médico. Somente ele poderá dizer qual medicamento, dosagem e duração do tratamento é o mais indicado para o seu caso em específico.