A campanha é dedicada à conscientização da prevenção, do diagnóstico e do tratamento da osteoporose. A data visa tornar a prevenção da osteoporose e das fraturas uma prioridade global de saúde, alcançando profissionais de saúde, mídia, formuladores de políticas, pacientes e o público em geral.
A osteoporose é caracterizada pela diminuição da massa muscular e afeta, principalmente, homens acima de 70 anos e mulheres com mais de 65 anos. Os principais tipos de osteoporose são: pós–menopausa, senil (mais frequente em pessoas acima de 70 anos) e secundária, decorrente de outras doenças, como doença renal crônica, ou do uso de medicamentos, como corticoides.
Algumas orientações:
- Uma primeira fratura aumenta em até cinco vezes o risco de uma nova fratura;
- O principal exame a ser realizado é a densitometria óssea. Caso o paciente apresente fatores de risco, o exame pode ser feito a partir dos 50 anos;
- Coluna, antebraço e fêmur são os locais mais comuns de fratura;
- Fatores de risco: menopausa, tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, baixa ingestão de cálcio, de vitamina D e falta de exposição ao sol.
Prevenção:
- Aumentar a ingestão de cálcio através do consumo de leite e de seus derivados;
- Expor-se ao sol ajuda a manter adequados os níveis de vitamina D;
- Praticar atividades físicas regularmente fortalece os músculos e melhora o equilíbrio, evitando quedas;
- Evitar o consumo de álcool, fumo e uso excessivo de sal;
- Utilizar os medicamentos prescritos pelo médico a fim de recuperar a massa óssea perdida e diminuir o risco de fraturas;
Evitar quedas: com a adequada iluminação dos ambientes; retirando tapetes e outros objetos do chão; instalando barras de apoio no banheiro.
Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/20-10-dia-mundial-e-nacional-da-osteoporose-2/