Segundo a diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Carissa F. Etienne os programas de vacinação têm que continuar durante a pandemia.
“Se ficarmos para trás nas imunizações de rotina, principalmente para crianças, corremos o risco de surtos, sobrecarregando hospitais e clínicas com doenças preveníveis, além da COVID-19“, ponderou.
Uma das causas para a queda dos índices de vacinação, segundo as autoridades sanitárias do país e internacionais, é a circulação massiva de fake news por meio das redes digitais.
Boa parte dessas notícias falsas são produzidas e despejadas na internet pelos movimentos antivacinação, cuja atuação tem motivações políticas, ideológicas, religiosas, entre outras. Geralmente, tais notícias desvalorizam o conhecimento científico e colocam à prova os avanços da atividade acadêmica em direção à preservação da vida.
As fake news ganham ares de verdade na medida em que se alimentam (e causam o incentivo) da desconfiança da população na medicina convencional e nas instituições da saúde mantidas pelo Estado.
Acesse aqui o Calendário de Vacinação da Sociedade Brasileira de Pediatria 2020 e não perca nenhuma data!
Fontes:
https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6159:diretora-da-opas-pede-continuidade-na-vacinacao-para-evitar-risco-de-outros-surtos-durante-pandemia-de-covid-19&Itemid=812 https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/51989/OPASBRACOVID1920029_por.pdf?sequence=1&isAllowed=y https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/1979/2340