A depressão no trabalho pode surgir por uma série de fatores que geralmente acumulam-se ao longo do tempo e é uma das maiores causas de afastamento.
É normal ficar aborrecido com algumas situações no trabalho, preocupado com alguns prazos e tenso em certas reuniões, mas quando isso vira regra é melhor ligar o sinal de alerta.
Principais sintomas de depressão no trabalho:
• Falta de motivação;
• Dificuldade de concentração;
• Problemas frequentes na produtividade;
• Crises de choro;
• Cansaço excessivo;
• Dificuldade com a memória e atenção;
• Procrastinação
• Irritabilidade ou agressividade.
• Alterações no apetite (para mais ou para menos);
• Dificuldade extrema para tomar decisões;
• Problemas relacionados à autoestima;
O que posso fazer para evitar a depressão no trabalho?
Desafiar-se e sair da zona de conforto é importante para crescer, mas também devemos respeitar o nosso tempo de florescer e pedir ajuda nesse processo pode ser um grande ato.
Reflita sobre o seu trabalho, suas habilidades, atitudes e situações, a fim de perceber-se no seu momento de vida e conciliar o ganho financeiro com as atividades que lhe tragam prazer ou que envolvam suas principais habilidades.
Aceitar ajuda é um passo no crescimento:
Todos queremos ser a melhor versão de nós mesmos e isso, para algumas pessoas, pode envolver o destaque profissional. Mas é importante lembrar que antes do profissional, existe a pessoa, que precisa de boas horas de sono, boa alimentação e cuidados com a sua saúde mental. Quando não conseguimos sozinhos, podemos sempre pedir ajuda a um profissional.
Fontes: Instituto de Psiquiatria Paulista – Parceiro Mast Saúde Mental: https://psiquiatriapaulista.com.br/depressao-no-trabalho-o-que-fazer-e-quando-procurar-ajuda/