Quando nosso estômago não está funcionando corretamente, sabemos que não é normal. Dependendo do que sentimos, suspeitamos que seja prisão de ventre, uma refeição não preparada adequadamente e assim por diante.
O que acontece, nesse caso, é que por algum motivo que você não sabe ao certo o seu estômago não está funcionando direito e você precisa de ajuda. O objetivo é saber o que te fez mal para que aquilo não se repita.
Essa mesma lógica serve para transtornos mentais como a depressão. Quando algo está errado com as emoções e sentimentos, é necessário que se busque o psiquiatra, que é o profissional que entende dos mecanismos químicos cerebrais sobre a influência do humor no dia a dia.
A depressão acontece quando o ‘humor não está funcionando direito’
O nosso corpo pode pifar e isso é normal. Todas as partes dele estão sujeitas a problemas e imperfeições e o cérebro não é diferente.
As emoções são todas processadas no cérebro, através de sinais químicos, hormônios e neurônios, que se comunicam e geram sensações como as de alegria e tristeza.
Quando há uma falha nessa comunicação, seja pela quantidade insuficiente da substância que precisa ser transportada (no caso, a serotonina) ou por falha na ligação entre esses neurônios (as sinapses), existe um desequilíbrio químico cerebral, prejudicando a percepção do mundo e influenciando diretamente no dia a dia.
Muitas vezes, esse desequilíbrio pode ser persistente e precisará de uma correção também química, no caso, através dos antidepressivos. Esses medicamentos podem ajudar em um restabelecimento mais eficaz dessas comunicações no cérebro, dando um impulso necessário para que depois a pessoa consiga melhorar gradativamente, ainda com a ajuda de um terapeuta.
Depressão não é frescura e só força de vontade não salva ninguém.
Como você viu até aqui, a depressão ocorre por um desequilíbrio químico no cérebro e isso pode ser corrigido através de tratamentos que podem envolver medicamentos, psicoterapia e mudança de hábitos, como em outras doenças.
A força de vontade é sim importante no processo como um todo. Mas para isso, é preciso que haja ‘vontade de fazer força’ para conseguir melhorar, e essa falta de vontade não é culpa da pessoa, mas de seus mecanismos cerebrais que estão desregulados.
Veja os principais sintomas da depressão:
• Sensação de falta de energia
• Problemas de concentração e de memória
• Perda de interesse por atividades que antes davam prazer
• Tristeza frequente
• Baixa autoestima
• Sentimento de culpa
Conheça todos os sintomas e leia o conteúdo completo no Blog do Parceiro Mast Saúde Mental, Instituto de Psiquiatria Paulista. Clique aqui.
Se seu emocional não está bem, procure ajuda!