Autoria: Marilha Paula Monteiro de Freitas (psicológa)
Para algumas pessoas o fato de trabalhar em casa pode ser prejudicial para saúde mental. Quando mudamos a rotina, deixando de levantar pela manhã para ir ao trabalho, encontrar outras pessoas e socializar, essa mudança pode causar um sentimento de solidão ou isolamento, portanto, é necessário ficarmos atentos às nossas emoções e buscar realizar atividades prazerosas em casa nos horários que não estivermos trabalhando. Aproveitar o tempo e fazer uma sessão de cinema com a família, atividades como jogos que seja possível interação, conversar sobre assuntos que normalmente durante uma rotina intensa de trabalho não temos tempo, são algumas opções. Além disso, aqui vão algumas dicas para mantermos nosso emocional equilibrado durante esse período em casa:
1. Estabeleça uma rotina, acorde no mesmo horário, é importante vestir uma roupa que você costuma usar quando vai para o trabalho, claro que você pode produzir muito bem de pijama, no entanto usar uma roupa adequada facilita o processo para entrar no “modo rendimento”, pois a ação de trocar de roupa facilita a associação de que há um início e fim da jornada de trabalho.
2. Organize um local para ser seu ambiente de trabalho, estabeleça um espaço na sua casa que você possa trabalhar sem distrações.
3. Planeje suas atividade, estabeleça as prioridades e se organize de acordo com o tempo.
4. Programe-se para fazer as pausas respeitando os horários, como o horário de almoço por exemplo. É importante fazer a pausa no mesmo horário que você costuma fazer no trabalho.
5. Busque manter interação com seu time de trabalho, por chamada de vídeo, mensagens, ligações, mas é importante manter as relações de trabalho de acordo com a necessidade. Lembre-se: você está trabalhando em casa, mas tem uma equipe e precisa manter a comunicação.
6. Reproduza o quanto possível as sensações do seu ambiente de trabalho, se você está sozinho em casa, mas é habituado a trabalhar com muitas pessoas em volta conversando, pode tentar ligar a tv EM OUTRO CÔMODO DA CASA para ter uma voz humana por perto.