Um dos aspectos que envolvem a saúde é a alimentação. Comer é um ato que repetimos diariamente e ser saudável é um desafio cada vez maior.
Muitas pessoas se consideram saudáveis quando estão sem nenhuma doença, porém, a falta de enfermidades não significa saúde.
Quando pensamos em ações relativas a saúde, logo associamos a qualidade de vida com a alimentação saudável.
Muitas pessoas aderem a uma dieta vegetariana ou vegana por motivos de saúde, estas dietas são apresentadas, por muitas vezes, como uma dieta equilibrada e saudável, porém, as recomendações permanecem controversas no mundo da nutrição devido a possíveis déficits nutricionais.
Por definição uma pessoa é vegetariana porque não consome nenhum tipo de carne, incluindo aves, peixes, mariscos ou produtos que a contenham. Os veganos são aqueles que excluem da dieta carnes, laticínios, ovos e qualquer produto que contenha material de origem e/ou testados em animais.
O vegano é considerado o grupo dos “vegetarianos radicais”.
Os benefícios à saúde das dietas vegetarianas são reconhecidos pois favorecem a manutenção do peso corporal e reduzem os riscos de doenças crônicas , efeitos atribuídos ao alto consumo de frutas, vegetais, alimentos integrais e baixo consumo de gorduras saturadas.
A razão para adotar esse tipo de dieta varia com a idade. Os adolescentes adotam esse padrão alimentar como forma de estabelecer uma identidade, por razões ambientais ou preocupação com o bem-estar animal, ao contrário dos adultos que, na maioria das vezes, a adoção da dieta está associada à melhoria de sua saúde.