FAÇA O LOGIN PARA TER ACESSO AO ATENDIMENTO

ESQUECEU SUA SENHA?

ESQUECEU SEUS DADOS?

OPA! ESPERA, EU LEMBREI AGORA!

Grupo Mast

  • ENTRAR
  • Empresa
    • O Grupo Mast
    • Qualidade Mast
  • Produtos
    • Saúde Ocupacional
      • Soluções para COVID-19
    • Segurança do Trabalho
      • Gerenciamento de Riscos Ocupacionais
    • Consultoria em Benefícios Corporativos
    • Consultoria Especializda em Benefícios para PME e PF
    • Gestão Ambulatorial
    • Mast Digital
  • Gestão de Saúde
    • Mast Vida Ativa
  • Unidades
  • Blog
  • Contato
  • Trabalhe Conosco
  • Área do Cliente

Mast News

quinta-feira, 30 janeiro 2025 / Publicado em Sem categoria

ANS Inova nas Regras para Planos de Saúde: Descubra as Novas Propostas e Seus Impactos

site jornal consultoria – 1

Novos Normativos Serão Construídos com Participação Social

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) apresentou, em 16 de dezembro, os resultados de estudos para implementar uma nova política de preços e reajustes dos planos de saúde. A pauta foi discutida na 616ª Reunião de Diretoria Colegiada.

Nos últimos meses, a ANS promoveu debates para aprimorar as regras relacionadas a temas essenciais, como reajuste de planos coletivos, mecanismos financeiros de regulação, venda de planos on-line e revisão técnica de preços de planos individuais e familiares. Esses tópicos fazem parte da Agenda Regulatória 2023-2025, que busca equilibrar a sustentabilidade do setor e a proteção dos beneficiários.


Destaques dos Estudos da ANS

1. Reajuste de Planos Coletivos

  • Novo tamanho de agrupamento: Contratos com até 29 beneficiários serão ampliados para 1.000 vidas em planos empresariais e para a totalidade nos coletivos por adesão, visando maior diluição do risco e reajustes mais equilibrados.
  • Transparência nos parâmetros de reajuste: Operadoras deverão optar entre índice financeiro ou por sinistralidade, sendo proibida a combinação dos dois. A sinistralidade meta deverá ser de, no mínimo, 75%.
  • Rescisão contratual facilitada: O cancelamento será permitido no aniversário do contrato, com aviso prévio de 60 dias, garantindo tempo para o contratante buscar novas opções.

2. Mecanismos Financeiros de Regulação (Coparticipação e Franquia)

  • Limites financeiros: Percentual máximo de 30% de coparticipação por procedimento e limite mensal de 30% do valor da mensalidade (anual equivalente a 3,6 mensalidades).
  • Procedimentos isentos: Terapias crônicas, tratamentos oncológicos, hemodiálise e exames preventivos estarão isentos de cobrança de coparticipação ou franquia.

3. Venda On-line

  • Obrigatoriedade para planos individuais e coletivos: A contratação on-line será obrigatória, facilitando o acesso dos consumidores a diferentes produtos e aumentando a transparência no processo.

4. Revisão Técnica de Preços de Planos Individuais/Familiares

  • A ANS está desenvolvendo critérios para solicitação, cálculo e aplicação de revisões técnicas. Uma audiência pública será realizada em janeiro de 2025, com novas regras previstas para janeiro de 2026.

Próximos Passos

  • Consulta Pública: De 19 de dezembro de 2024 a 3 de fevereiro de 2025, as propostas estarão disponíveis para contribuições da sociedade.
  • Audiências Públicas: Dias 28 e 29 de janeiro de 2025, com discussões aprofundadas sobre cada tema.
  • Publicação Final: Após a aprovação pela Diretoria Colegiada, as normativas serão oficialmente publicadas.

Segundo Alexandre Fioranelli, diretor de Normas e Habilitação dos Produtos, “estamos oferecendo uma ampla oportunidade de participação para todos os atores do setor”. Paulo Rebello, diretor-presidente da ANS, destacou que “esses encontros reforçam o compromisso com a participação social e a melhoria contínua das políticas de saúde suplementar”.

O que você pode ler a seguir

Governo do Estado de São Paulo mantém exigência de máscara em espaços abertos
Todos os brasileiros com mais de 18 anos estão aptos a tomar a terceira dose da vacina que protege contra a Covid-19.

Notícias recentes

  • Informativo ANS: Nova Política de Prevenção à Violência e Assédio no Trabalho

    A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) a...
  • ATENÇÃO: Fim das atividades da Vision Med (Golden Cross) – O que muda para os beneficiários?

    A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) a...
  • Dados Atualizados dos Beneficiários de Planos de Saúde – Março/2025 Fonte: ANS – Sala de Situação Publicado em: 05/05/2025

    🧾 Resumo Nacional 🔍 Tipo de Con...

PÁGINAS

  • Home
  • Empresa
  • Qualidade Mast
  • Produtos
  • Mast Vida Ativa
  • Just in Time
  • Política de Privacidade
  • Unidades
  • Parceiros
  • eSocial
  • Solicite um orçamento
  • Mast News
  • Contato
  • Código de Conduta

NOVIDADES RECENTES

VER TUDO
  • Informativo ANS: Nova Política de Prevenção à Violência e Assédio no Trabalho

    maio 30, 2025
  • ATENÇÃO: Fim das atividades da Vision Med (Golden Cross) – O que muda para os beneficiários?

    maio 30, 2025

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Nossas novidades no seu e-mail.



© 2022 Grupo Mast - Todos os direitos reservados.
TOPO

WhatsApp us

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise. Consulte nossa Política para saber mais.