
Evento aconteceu no dia 20 de março, com participação aberta ao público e transmissão ao vivo
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realizada no dia 20/03, das 9h às 13h, a Audiência Pública nº 53, com o objetivo de debater propostas de incorporação de novas tecnologias ao Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, focadas em tratamentos de alta complexidade para câncer de pulmão e rinossinusite crônica grave.
A audiência foi realizada de forma remota, com transmissão ao vivo pelo canal da ANS no YouTube, e participação via plataforma Microsoft Teams.
💡 Tecnologias em debate
As propostas em análise envolvem a inclusão das seguintes tecnologias:
- Dupilumabe
Para tratamento de adultos com rinossinusite crônica com polipose nasal grave (RSCcPN). - Painel de Sequenciamento de Nova Geração (NGS) do DNA circulante tumoral (ctDNA)
Para identificar mutações nos genes EGFR e ALK em pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas (CPCNP), metastático ou avançado, e não escamoso, quando não há tecido disponível para biópsia convencional. - Sotorasibe
Indicado para tratamento de pacientes com CPCNP localmente avançado ou metastático, com mutação KRAS G12C, que já tenham passado por pelo menos uma linha de tratamento sistêmico anterior.
Essas três propostas receberam, até o momento, recomendações preliminares desfavoráveis de incorporação pela área técnica da ANS e, por isso, foram encaminhadas à audiência pública, conforme deliberação da 3ª Reunião Extraordinária da Diretoria Colegiada (DICOL), realizada em 27/02/2025.
🗳️ Consulta Pública também está aberta
As tecnologias debatidas na audiência também estão sendo avaliadas por meio da Consulta Pública nº 152, ficou aberta até 25/03.
A gravação da audiência ficará disponível no site da ANS.
📁 Acesse os documentos completos da audiência aqui ou navegue no portal da ANS pelo menu Acesso à Informação > Participação da Sociedade > Audiências Públicas.