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Mast News

segunda-feira, 05 outubro 2020 / Publicado em Medicina Ocupacional, Notícias, Segurança no Trabalho

Diretrizes a serem observadas em home office

Por conta do trabalho remoto e do estado de calamidade pública que vivemos devido a pandemia, muitas empresas mandaram os funcionários para home office, e a ergonomia ganhou força por conta dessa manobra.

Em 10 de setembro de 2020 o GT – Grupo de Trabalho COVID 19 instituído pela Portaria 470/2020 e o GT – Grupo de Trabalho nanotecnologia da coordenadoria nacional de defesa do meio ambiente, lançaram a Nota Técnica n° 11/2020, com o objetivo de indicar as diretrizes a serem observadas nas relações de trabalho por empresas, sindicatos e órgãos da Administração Pública.

Diretrizes – confira abaixo algumas das diretrizes a serem observadas pelas empresas:

Respeitar a ética digital no relacionamento com os trabalhadores e trabalhadoras, preservando seu espaço de autonomia para realização de escolhas quanto à sua intimidade, privacidade e segurança pessoal e familiar, bem como em relação à obtenção, armazenamento e compartilhamento de dados fornecidos pelos empregados e empregadas, sem prejuízo, neste último caso, das exigências legais aplicáveis (artigos 216, III, 221, IV, da CRFB)

Regular a prestação de serviços em regime de teletrabalho, mesmo no período de medidas de contenção da pandemia d a COVID-19, por meio de contrato de trabalho aditivo por escrito, tratando de forma específica sobre a duração do contrato, a responsabilidade e a infraestrutura para o trabalho remoto, bem como o reembolso de despesas relacionadas ao trabalho realizadas pelo empregado, nos termos da legislação trabalhista, da legislação aplicável à administração pública e das limitações, procedimentos e determinações dos Órgãos de Controle

  • O teletrabalho deve ser exercido em condições de qualidade de vida e de saúde do trabalhador, abrangendo não só a ausência de afecção ou de doenças, mas também os elementos físicos e mentais que afetam a saúde e estão diretamente relacionados com a segurança e a higiene do trabalho;
  • O teletrabalho exige necessariamente adaptação e treinamento (principal e complementar necessário), incluindo treinamento mínimo para o teletrabalho para fins de qualificação e motivação das pessoas, de forma a que sejam atingidos níveis adequados de segurança e higiene;

Observar os parâmetros da ergonomia, seja quanto às condições físicas ou cognitivas de trabalho (por exemplo, mobiliário e equipamentos de trabalho , postura física, conexão à rede, design das plataformas de trabalho online), quanto à organização do trabalho (o conteúdo das tarefas, as exigências de tempo, ritmo da atividade), e quanto às relações interpessoais no ambiente de trabalho (formatação das reuniões, transmissão das tarefas a ser executadas, feedback dos trabalhos executados), oferecendo ou reembolsando os bens necessários ao atendimento dos referidos parâmetros, nos termos da lei, bem como limitações, procedimentos e determinações dos Órgãos de Controle, tais como Tribunais de Contas no caso da Administração Pública .

Garantir ao trabalhador em teletrabalho e em especial no telemarketing, a aplicação da NR 17, anexo II, prevendo-se períodos e procedimentos adequados de capacitação e adaptação, para introdução de novos métodos ou dispositivos tecnológicos que traga alterações sobre os modos operatórios dos trabalhadores (no item 3.4), a garantia de pausas e intervalos para descanso, repouso e alimentação, de forma a impedir sobrecarga psíquica, muscular estática de pescoço, ombro, dorso e membros superiores; com a devida adequação da equipe às demandas da produção, de forma a impedir sobrecarga habitual ao trabalhador (5.2 a 5.4).

Instruir os empregados, de maneira expressa, clara e objetiva, quanto às precauções a tomar a fim de evitar doenças, físicas e mentais e acidentes de trabalho, bem como adotar medidas de segurança como intervalos e exercícios laborais.

Observar a jornada contratual na adequação das atividades na modalidade de teletrabalho e em plataformas virtuais, com a compatibilização das necessidades empresariais e das trabalhadoras e trabalhadores responsabilidades familiares.

Um ambiente de trabalho adequado para os seus colaboradores é de extrema importância, a fim de evitar problemas de saúde e futuros processos trabalhistas.

Pensando nisso o Grupo Mast convidou alguns dos nossos especialistas para dar a consultoria que a sua empresa precisa! Você vai obter dicas de comportamento, ajustes ergonômicos, formas corretas de alongamentos e muito mais.

Que receber mais informações sobre este serviço?
Clique aqui e entre em contato conosco!

Abaixo o documento na integra 👇🏻

MPT17Baixar

Fonte: Ministério Público do Trabalho

Tags: ergonomia, home office, Saúde, Segurança do Trabalho, tele trabalho, trabalho remoto

O que você pode ler a seguir

Impactos da LGPD no RH
Depressão no ambiente de trabalho, como lidar?
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